Inscrições para a Liga Meo Pro Surf 2011

Abriram já no site da Federação Portuguesa de Surf (versão antiga em www.old.surfingportugal.com) as inscrições para o Miss Sumol Cup 2011, prova que decorrerá nos próximos dias 27 e 28 de Agosto na Praia da Costa Nova em Ílhavo. O evento incluirá no seu programa uma etapa da Liga MEO Pro Surf 2011 exclusivamente dedicada às Senhoras bem como uma competição aberta de qualificação para categoria Feminina da LPS 2012 com limite previsto de 32 atletas.
Image 

O Miss Sumol Cup incluirá pois, pelo terceiro ano consecutivo, uma etapa da Liga MEO Pro Surf (neste caso a 5ª) para as Senhoras, cujo ranking é agora provisoriamente liderado pela campeã nacional em título, Francisca Santos, da Caparica, que venceu a 4ª etapa disputada no passado dia 14 de Agosto na Praia Grande (Sintra) e beneficiou da ausência da rival mais directa (Maria Abecasis). A prova oferecerá uma premiação monetária bruta de 1.000€ e ainda 1.000 pontos de ranking para a vencedora. Nas edições de 2010 e 2009, as vencedoras do Miss Sumol Cup foram respectivamente Ana Sarmento (Ericeira) e a própria Francisca Santos que, provavelmente, não estará presente na edição deste ano pois disputará uma prova do circuito mundial no Sri Lanka.

Em 2011, a grande novidade do Miss Sumol Cup será no entanto a realização de uma prova especial de qualificação para a categoria Feminina da Liga MEO Pro Surf 2012, conforme previsto no ponto 1.28 do Regulamento de Competição da Liga MEO Pro Surf 2011 disponível na secção de Regulamentos do site da ANS. Esta prova será aberta a todas as surfistas devidamente inscritas na FPS, terá uma inscrição simbólica de 10€ e não é obrigatória a filiação ou pagamento de quota na ANS.

"Precisamos de mais e melhores surfistas Femininas e esperamos, com esta prova de qualificação em condições económicas e desportivas muito atrativas, contribuir para isso e aumentar a "democracia" no acesso à Liga", referiu João Capucho, presidente da Liga Meo Pro Surf e da ANS.

As atletas que desejem podem participar nas duas competições sendo que, na prova da Liga, presidem as condições de admissão com reserva para 15 lugares cimeiros em função do seeding/ranking da Liga e 1 convidada.

O Regulamento da Liga prevê a atribuição de 2 vagas femininas para as atletas que, cumprindo todos os requisitos de participação na Liga, sejam as duas primeiras colocadas no somatório da classificação (por tabela de 1000 pontos da Liga) na categoria Feminina senior da Taça de Portugal e desta prova de Qualificação inserida no Miss Sumol Cup 2011, sendo o eventual desempate feito pela classificação na Taça de Portugal. Relembre-se que Andreia Duarte, da Associação Onda do Norte, foi a vencedora da Taça de Portugal na categoria Feminina Senior.

Para mais informações contactar Francisco Morgado, direccao@ansurfistas.com, 961560120.