Miss Sumol Cup arranca esta sexta-feira

Tem início já esta sexta-feira (dia 26), na praia da Costa Nova, em Ílhavo, a sétima edição da MISS SUMOL CUP, um evento que até ao dia 31 de Agosto celebra os desportos de ondas... no feminino.
As melhores surfistas nacionais e as melhores bodyboarders mundiais disputarão nas ondas da Costa Nova as melhores pontuações para a Liga Meo Pro Surf e para o European Tour of BodyBoard, respectivamente.
A prova organizada pela ASA - Associação de Surf de Aveiro é a única etapa das respectivas competições que é exclusivamente feminina, sendo que, paralelamente, a prova de bodyboard pontua ainda para o WWT (Women's World Tour/Circuito Mundial de Bodyboard Feminino).
Image 

SURF NACIONAL EM ACÇÃO

A campeã nacional em título Francisca Santos, provavelmente, estará ausente da Costa Nova, por estar no Sri Lanka numa prova para o Mundial, facto que permitirá às perseguidoras da actual líder da Liga Meo Pro Surf 2011, Maria Abecasis, Filipa Prudêncio e Carina Duarte, em especial, tentarem o assalto à posição liderante da surfista da Caparica.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Miss Sumol Cup recebe uma etapa do campeonato nacional, a quinta, cujo prémio monetário bruto é de 1.000 euros e ainda 1.000 pontos de ranking para a vencedora.
Ana Sarmento (Ericeira) foi a vencedora da etapa na última edição da Miss Sumol Cup, tendo sucedido, precisamente, a Francisca Santos (2009).
Image
A grande novidade da 7.ª edição da Miss Sumol Cup é a realização de uma prova especial de qualificação para a categoria Feminina da Liga Meo Pro Surf 2012. A prova será aberta a todas as surfistas devidamente inscritas na Federação Portuguesa de Surf.
A prova será transmitida em directo em www.meo.pt/surf, o sítio oficial da Liga, bem como na aplicação interactiva do Meo, para todos os seus assinantes.
Nos dias 27 e 28, a surfista Teresa Abraços (ex-campeã nacional e europeia de surf) estará na praia da Costa Nova para proporcionar a todos os interessados, independentemente da idade e sexo, uma experiência de surf.

BODYBOARD DE ALTA QUALIDADE

Na segunda-feira (dia 29), o bodyboard chega em força à praia da Costa Nova, com as primeiras aulas gratuitas ministradas pela já campeã nacional e europeia Catarina Sousa.
Nos dois dias seguintes é a vez das melhores bodyboarders do Mundo competirem pelo troféu de Miss Sumol Cup.
Image
A brasileira Karla Costa Taylor, grande vencedora da edição 2010, já confirmou a sua presença, tal como outras das atletas do Japão, Venezuela, Espanha, Brasil, entre outras, que disputam o Circuito Mundial. É que a prova integra o calendário da Federação Europeia de Surf, mas também conta para o ranking final do Circuito Mundial Feminino de Bodyboard.

PROGRAMA PARALELO

Esta sexta-feira, para além da recepção às surfistas, o dia é preenchido com uma aula de surf muito especial, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Ribau Esteves, e do presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, entre outros convidados.
As aulas de surf e de bodyboard prolongar-se-ão durante todo o evento, mas durante os seis dias de Miss Sumol Cup, haverá na praia em frente ao Contiqui Bar muitas actividades paralelas, com passatempos, oferta de brindes, tenda de fisioterapeuta, entre muitas outras, que animarão o muito público que sempre se concentra no areal para assistir à competição.
No sábado (dia 28), as competidoras de surf farão um passeio de moliceiro pela Ria de Aveiro, no canal junto à Costa Nova, passeio que se repetirá na terça-feira, desta feita para as competidoras de bodyboard.
A Miss Sumol Cup termina na quarta-feira (dia 31) com uma festa na discoteca Estação da Luz, com as escolhas musicais a cargo de Mónica Mendes e Rui Estêvão, da Antena 3.

Miss Sumol Cup é patrocinada pela Sumol e Câmara Municipal de Ílhavo, com o apoio de Pascal, Smart - Mercentro, Nestlé Fitness, Isabel Castro Cabeleireiros, Ekena Bay, Glicínias Plaza, Pizzarte, Luisóptica, Hotel das Salinas, Piz Buin, Tribo do Sol, Estação da Luz, Turismo do Centro de Portugal, Mais Centro.
Como Media Partners, o evento ilhavense conta com o apoio do Diário de Aveiro, Cosmopolitan, Sport Life, Girlz, Zona Radical e Antena 3.