Autarca de Ílhavo vai surfar com Teresa Abraços

É já amanhã que tem início a 7ª edição da MISS SUMOL CUP, evento que reúne durante seis dias, na praia da Costa Nova, em Ílhavo, as melhores surfistas nacionais e as melhores bodyboarders mundiais, que competirão, respectivamente para a Liga Meo Pro Surf e para o European Tour of BodyBoard.
Amanhã o dia é dedicado à recepção às surfistas e ainda a uma aula muito especial em que assumem papel de destaque os «alunos» Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, entre outros convidados.
Image 

Teresa Abraços, antiga campeã nacional de surf, é a monitora do primeiro dia do evento. A ex-surfista profissional abandonou a competição em 1998, depois de uma década a correr Portugal para participar nas mais diversas provas. Na sua brilhante carreira destaque para um título nacional e uma medalha de bronze nos campeonatos europeus de 1997. As aulas são abertas a todos aqueles que quiserem experimentar as sensações de surf umas ondas, de um mar de excepção como é o da Costa Nova.
"As cores dos palheiros da Costa Nova e da Bandeira Azul ganham mais vida e agitação com os «desportos das boas ondas» que este importante evento propicia, sempre referenciadas pelo distinto Farol da Barra", começa por referir o edil ilhavense, acrescentando: "O convite à aprendizagem é feito a todos, havendo a possibilidade de aprendermos com as aulas gratuitas de surf, para melhorarmos as nossas performances de tirar proveito da energia das boas ondas do nosso Mar".
O apoio da autarquia de Ílhavo ao evento é uma aposta forte nas qualidades naturais do concelho, como explica Ribau Esteves: "Numa relação intensa entre os dons da Natureza e a obra do Homem, a Câmara Municipal de Ílhavo tem vindo a investir e a rentabilizar os espaços de fruição para as pessoas, que a Barra e a Costa Nova propiciam, numa oferta única, bela e multifacetada, percorrendo um caminho que vai continuar a ter muitos pontos de encontro. «Ílhavo, uma costa nova, uma vista alegre» é o slogan dessa realidade, em que a relação do Mar com a terra tem sempre vida renovada e onde a multiplicidade da beleza da paisagem propicia momentos alegres".
Já para Sílvia Rebelo, Marketing Manager da Sumol, "é com enorme prazer que Sumol continua a apoiar o evento Miss Sumol Cup. Para a marca, o apoio a este tipo de iniciativas continua a fazer todo o sentido, pois cruza-se com os valores da marca - a promoção de um estilo de vida saudável, a diversão e o contacto com a natureza".
A Miss Sumol Cup decorre de 26 a 31 de Agosto, com os três primeiros dias a serem dedicados ao surf nacional e os três últimos ao bodyboard europeu, com a presença das melhores atletas mundiais.
Image
São esperadas no areal e no mar da Costa Nova as grandes candidatas à vitória no Nacional de surf (Liga Meo Pro Surf), que a três provas do final está ao rubro e ainda as melhores bodyboarders do Mundo, entre as quais a brasileira Neymara Carvalho, a única atleta a ter alcançado cinco triunfos no Circuito Mundial.
Relembre-se que a prova organizada pela ASA - Associação de Surf de Aveiro é a única etapa das respectivas competições que é exclusivamente feminina, sendo que, paralelamente, a prova de bodyboard pontua ainda para o WWT (Women's World Tour/Circuito Mundial de Bodyboard Feminino).

Miss Sumol Cup é patrocinada pela Sumol e Câmara Municipal de Ílhavo, com o apoio de Pascoal, Smart - Mercentro, Nestlé Fitness, Isabel Castro Cabeleireiros, Ekena Bay, Glicínias Plaza, Pizzarte, Luisóptica, Hotel das Salinas, Piz Buin, Tribo do Sol, Estação da Luz, Turismo do Centro de Portugal, Mais Centro.
Como Media Partners, o evento ilhavense conta com o apoio do Diário de Aveiro, Cosmopolitan, Sport Life, Girlz, Zona Radical e Antena 3.

Recorde-se que nas páginas do Facebook de diversos patrocinadores estão a decorrer passatempos em que são oferecidos prémios muito apetecíveis, em especial pranchas de bodyboard.