Ribau Esteves inaugurou campeonato a surfar

"O mar está como o País, dá muito mais trabalho e não avança... por enquanto!". A boa-disposição bem expressa nesta declaração de Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, à saída da água após a aula de surf inaugural da 7.ª edição da Miss Sumol Cup, marcou a manhã na praia da Costa Nova.
Acompanhado por Pedro Machado e António Martins, do Turismo Centro de Portugal, e ainda Ivan Silva, do Diário de Aveiro, o edil ilhavense cumpriu, pelo terceiro ano consecutivo, o acto que começa a ser tradição na abertura do evento que durante seis dias junta na praia de Ílhavo as melhores surfistas nacionais e as melhores bodyboarders mundiais.
Image 

"Foi a terceira aula em três anos, o que significa que se fechou o ciclo da formação, com nota positiva, sendo que agora tenho que me dedicar à competição", prosseguiu, ironizando, Ribau Esteves, enquanto o mar ainda lhe banhava os pés, acrescentando: "Mérito dos monitores pela categoria com que ensinam e pela paciência".
Numa breve avaliação ao seu desempenho, o autarca sustentou que "as ondas da Costa Nova são exigentes e boas", referindo-se ao mar que, de facto, não facilitou a vida aos inexperientes surfistas, sem, no entanto, deixar de elogiar o "excelente momento de convívio com a Natureza".
Os muitos veraneantes que aproveitavam a extraordinária manhã de praia, fruto de um Sol resplandecente e abrasador, foram uma plateia entusiasta, brindando os aspirantes a surfistas com palmas quando estes conseguiam... pôr-se de pé na prancha. Ribau Esteves, ainda assim, foi quem teve o melhor desempenho, um prémio para o esforço e insistência que demonstrou em querer surfar como mandam as regras.
Image
Arrancou assim da melhor forma, com os deuses da meteorologia a ajudarem, mais uma edição da Miss Sumol Cup, que amanhã terá o primeiro dia de competição, com as primeiras rondas da quinta etapa da Liga Meo Pro Surf, cuja prova da Costa Nova é a única exclusivamente feminina.
Espera-se uma competição renhida e de grande qualidade, com as perseguidoras da actual líder do Nacional a terem uma oportunidade de ouro para lhe roubarem a posição, uma vez que Francisca Santos não estará presente por se encontrar no Sri Lanka a disputar uma prova do Mundial. Mesmo assim, a prova contará com mais de duas dezenas de surfistas, muita da nata da modalidade em Portugal.

SOL E PRAIA DE EXCELÊNCIA

Num registo mais formal, o autarca ilhavense comentou a importância do evento para o concelho que preside: "A Miss Sumol Cup é da maior importância para Ílhavo, pois associa a beleza dos Palheiros da Costa Nova e do Farol da Barra ao elemento feminino, o que valoriza muito a já de si muito bela Costa Nova. A organização do evento é excelente e este é uma marca que cada vez mais afirma as qualidades da Costa Nova".
Também o presidente do Turismo Centro de Portugal se juntou ao autarca nos encómios à Miss Sumol Cup, destacando "as excepcionais condições de Sol e praia a que se juntam os desportos de mar".
Image
"O Turismo Centro de Portugal aposta nas potencialidades da região e, apesar de a Costa Nova já ser conhecida, queremos continuar a chamar a atenção para este Sol e praia, para que o Centro seja cada vez mais um destino de eleição", afirmou Pedro Machado, referindo-se ainda à aula que tinha acabado de experienciar: "É um gozo poder usufruir desta praia e ter o prazer de beneficiar de uma aula de surf".
A Miss Sumol Cup é um evento exclusivamente feminino e decorre até dia 31 de Agosto, com os dias de sábado e domingo dedicados ao surf (Liga Meo Pro Surf) e de segunda a quarta-feira ao bodyboard (European Tour of Bodyboard).
Hoje a antiga campeã nacional de surf Teresa Abraços ministrou uma aula a todos os que pretendem iniciar-se ou apenas experimentar o surf, estando previstas aulas para os demais dias, a cargo dos monitores da ASA - Associação de Surf de Aveiro.
Na segunda-feira é a vez de Catarina Sousa (ex-campeã nacional e da Europa) dirigir uma aula de bodyboard, estando igualmente previstas aulas nos restantes dias da prova, desta feita já pelos monitores da ASA.
A organização renova o convite a todos para virem até à praia da Costa Nova e reportarem um evento único, pela competição exclusivamente feminina, ou simplesmente para usufruírem da praia.

Miss Sumol Cup é patrocinada pela Sumol e Câmara Municipal de Ílhavo, com o apoio de Pascoal, Smart - Mercentro, Nestlé Fitness, Isabel Castro Cabeleireiros, Ekena Bay, Glicínias Plaza, Pizzarte, Luisóptica, Hotel das Salinas, Piz Buin, Tribo do Sol, Estação da Luz, Turismo do Centro de Portugal, Mais Centro.
Como Media Partners, o evento ilhavense conta com o apoio do Diário de Aveiro, Cosmopolitan, Sport Life, Girlz, Zona Radical e Antena 3.

Recorde-se que nas páginas do Facebook de diversos patrocinadores estão a decorrer passatempos em que são oferecidos prémios muito apetecíveis, em especial pranchas de bodyboard.