Bodyboard in action na Costa Nova

As melhores bodyboarders do Mundo já chegaram ao areal da Costa Nova, onde procederam à inscrição para a prova da Miss Sumol Cup. A espanhola Eunate Aguirre, recente vencedora da etapa mundialista de Sintra e líder da classificação do Circuito Mundial, é a grande atracção da competição, que esta manhã arranca com as primeiras baterias.
Mais de quatro dezenas de atletas, de 10 nacionalidades e com idades compreendidas entre os 13 e os 38 anos, disputam o título de Miss Sumol Cup que integra o calendário do European Tour of Bodyboard. É a nata do bodyboard mundial feminino que se junta na praia da Costa Nova para, além do aspecto competitivo, desfrutar de três dias de convívio, sempre elogiado pelas atletas.

Image 

"Este campeonato é sempre muito bom, o astral é muito legal, pois, como não é uma etapa do Mundial, não há pressão", começa por dizer a brasileira Maylla Venturin, segunda classificada na edição de 2010, e que acrescenta: "Depois de Sintra, em que há muita tensão, aqui na Costa Nova é a descontracção. As minhas expectativas são as melhores, depois de ter perdido no ano passado na última onda".

Image

Também a brasileira Karla Costa Taylor, vencedora da edição 2010, destaca o carácter informal e o grande convívio entre todas as atletas que se vive na Miss Sumol Cup: "Considero a prova uma grande confraternização entre as meninas, a amadora pode ver a campeã mundial e competir com ela se for de sua escolha. E isso, a meu ver, faz a categoria crescer, é muito especial e importante".
A líder do Circuito Mundial, que já fez segundo lugar nas edições de 2006 e 2009 na Miss Sumol Cup, é o alvo a abater, por todas as competidoras que almejam o título ilhavense, até porque a espanhola vem demonstrando grande momento de forma.

Image

Sobre a competição, a Miss Sumol Cup em título é clara: "Após a prova de Sintra, espero poder curtir a prova de Ílhavo e vencer a etapa, um «bis» seria a marca da minha sorte ter virado em Portugal de uma vez por todas".
Também a portuguesa Catarina Sousa, quarta classificada no Circuito Mundial de 2010 e que ficou em quinto no Sintra Pro, se mostra motivada para atacar o triunfo na Miss Sumol Cup, prova que nunca foi ganha por uma bodyboarder nacional.
"Depois do fraco resultado em Sintra, quero ganhar a Miss Sumol Cup. Quando se entra numa prova é sempre para ganhar, mas não é fácil, porque há muita concorrência", sustenta a antiga campeão nacional e europeia, sublinhando que "há muitas meninas novas, especialmente as japonesas, muito habituadas a mar pequeno como o daqui da Costa Nova".

Image

E se hoje foi dia sem competição, as actividades na praia no âmbito da Miss Sumol Cup não pararam. Depois de mais de 100 inscritos nas aulas gratuitas de surf, hoje foi dia de começarem as aulas de bodyboard. Catarina Sousa foi a monitora e já foram muitos os aspirantes a bodyboarders a frequentarem a sessão ministrada pela antiga campeã nacional e europeia.

Image 

Miss Sumol Cup é patrocinada pela Sumol e Câmara Municipal de Ílhavo, com o apoio de Pascoal, Smart - Mercentro, Nestlé Fitness, Isabel Castro Cabeleireiros, Ekena Bay, Glicínias Plaza, Pizzarte, Luisóptica, Hotel das Salinas, Piz Buin, Tribo do Sol, Estação da Luz, Turismo do Centro de Portugal, Mais Centro.
Como Media Partners, o evento ilhavense conta com o apoio do Diário de Aveiro, Cosmopolitan, Sport Life, Girlz, Zona Radical e Antena 3.

Recorde-se que nas páginas do Facebook de diversos patrocinadores estão a decorrer passatempos em que são oferecidos prémios muito apetecíveis, em especial pranchas de bodyboard.