Grande momento de surf

O mar da praia da COSTA NOVA, em ÍLHAVO, recebeu hoje as primeiras pranchas da Escola de Surf da ASSOCIAÇÃO DE SURF DE AVEIRO (ASA), no caso as da aula institucional que tradicionalmente tem honras de abertura da MISS SUMOL CUP 2012, que até ao dia 5 de Setembro junta as melhores surfistas nacionais e as melhores bodyboarders do Mundo. A oitava edição do evento teve novamente Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Pedro Machado e António Martins, do Turismo Centro de Portugal, e Ivan Silva, do Diário de Aveiro, como protagonistas do arranque oficial, com o edil a mostrar mais destreza na coisa de apanhar ondas.
Image


 

 

"Melhorar a quantidade de segundos em cima da prancha de forma digna" era o objectivo traçado por Ribau Esteves, que partia com o recorde pessoal de cinco segundos. Sempre num clima bastante informal e de boa-disposição, o autarca na água mostrou uma grande evolução, perante o olhar curioso dos veraneantes.

"Grande momento de surf", glorificou-se Ribau Esteves, referindo-se aos 12 segundos durante os quais surfou uma pequena onda, "mas cheia de força", até quase ao areal. E, com um discurso carregado de ironia, ainda espicaçou os seus colegas de aula: "O trabalho profundo tem resultados e espero que isto seja um incentivo para que a quarta aula seja mais cedo... Espero é que os meus colegas de equipa façam progressos para que a equipa fique mais homogénea"

.Image


Para o autarca, "a sensação de estar tanto tempo em cima de uma prancha é a mesma que a de aprender a andar de bicicleta. É preciso praticar e a sensação é igual a quando andamos pela primeira vez sozinhos uma distância considerável. E bem, agora é ir para ondas maiores...".

No final, Ribau Esteves deixou ainda um rasgado elogio ao evento e às praias ilhavenses: "Fazer isto é a forma de me associar ao evento que tanto faz pela promoção do melhor mar do Mundo, que é o das praias da Barra e Costa Nova".


COMPETIÇÃO INICIA-SE AMANHÃ
Image 

Uma vez mais, a Miss Sumol Cup iniciou-se sob o signo da descontração, aliás, uma característica sempre evidenciada por todas as atletas, apesar de estarem conscientes de que se trata de uma competição.

Amanhã, com o «check in» marcado para as 8h30, as 20 surfistas inscritas disputam a Round 1 da quarta etapa do Campeonato Nacional de Surf Open Feminino (da Associação Nacional de Surfistas) e, caso as condições de mar o permitam, as apuradas realizaram ainda os quartos-de-final. São esperadas boas condições de mar pelo que se espera um grande dia de surf no feminino, a que, com o vento a abrandar e a temperatura a subir, se poderá juntar um excelente dia de praia. Para domingo estão guardadas as grandes decisões.

Em 2011, Maria Abecasis foi a grande vencedora da etapa ilhavense e chega este ano à Costa Nova bastante moralizada pela liderança do Campeonato. No entanto, constituindo um momento de viragem no calendário do Nacional, todas as surfistas abordam a prova da Costa Nova com espírito muito competitivo, tal como tem acontecido nas edições anteriores.

Recorde-se que na segunda-feira chega à Costa Nova a elite do bodyboard feminino mundial, para no dia seguinte dar início a mais uma etapa do Circuito Europeu, da European Surfing Federation.


PROGRAMA PARALELO
Image 

Amanhã arrancam igualmente em força as aulas de surf gratuitas, que a partir de segunda-feira serão de bodyboard, um momento sempre muito desejado especialmente pelos mais novos, que sob a orientação dos monitores da ASA se experimentam nas sensações dos desportos de ondas. Inscrições no local, aulas de manhã e à tarde.

Nesta oitava edição do evento ilhavense, o navio Santa Maria Manuela volta a acolher as competidoras, onde estas tomarão contacto com uma das mais importantes tradições de Ílhavo, a pesca do bacalhau, entre outras iniciativas de carácter etno-cultural.

Amanhã, o Prefácio Bar vai receber uma Happy Hour Smart, mais um momento de descontração e diversão, com os deejays Jepê e Disconine a serem os responsáveis pelas escolhas musicais. Haverá ainda «IPAM Fitness Moment», patrocinado pelo IPAM, com os interessados a poderem participar numa aula de Aeróbica no areal.

Terça-feira é a vez do Contiqui Bar ser palco para mais uma sunset party no âmbito da Miss Sumol Cup, na qual o Dj Mário Roque é figura central, não apenas pelas escolhas musicais, mas igualmente por celebrar o seu aniversário. 

A festa de encerramento na Estação da Luz contará com as deejays da Cidade FM, Vera Fernandes e Von Di Carlo, em celebração de mais uma edição do evento mais feminino do surf e bodyboard mundial, onde há sempre diversão q.b. para que cada vinda à praia da Costa Nova seja preenchida de momentos inesquecíveis dentro e fora de água.

A Miss Sumol Cup 2012 tem o patrocínio da Sumol, Câmara Municipal de Ílhavo, Contiqui Bar e Cidade FM e o apoio da Smart/Mercentro (Grupo Auto Industrial), Isabel Castro Urban Spa - Cabeleireiros, IPAM, Pascoal, Glicínias Plaza, Ekena Bay, Malibu, Pizzarte, Turismo Centro de Portugal, Hotel da Barra, Hotel Salinas, Piz Buin, Ach Brito, Estação da Luz e Pride BodyBoards. O evento conta como media partners: Diário de Aveiro, Cosmopolitan, Sport Life, Onfire Surf Magazine e Surf Portugal.