Keshia Eyre coroada na Costa Nova

Image

Keshia Eyre, campeã nacional de surf esperanças, é a Miss Sumol Cup 2012, depois de vencer a final da prova de surf. Estreante na prova de Ílhavo, a surfista nascida em Inglaterra superou Ana Sarmento por uns escassos 0,44 pontos, numa final disputadíssima e que só a pouco mais de um minuto do términus da final ficou decidida, após uma surfada excelente da actual segunda classificada do Campeonato Nacional de Surf Open Feminino.

 

 

Enquanto a líder do Nacional e vencedora em Ílhavo em 2011, Maria Abecasis, nunca conseguiu sair do quarto e último lugar, as três restantes atletas foram alternando na liderança da prova. Depois de Ana Sarmento fazer um 6,33 (pontos) e assumir a liderança a nove minutos do final, roubando a liderança a Carina Duarte, Keshia Eyre conseguiu uma onda de 7,00 pontos, a minuto e meio do fim da final, colocando-se no comando para não mais o largar, superando a surfista da Ericeira, que em 2010 foi a grande vencedora da Miss Sumol Cup.

Image 

Aproveitando as excelentes condições de mar, a prova foi integralmente disputada hoje, tendo sido surfadas 264 ondas, pelas 20 atletas que participaram no campeonato. Ana Sarmento foi quem conseguiu a melhor onda, com 8,25 pontos, e ainda o melhor resultado, 13,90 pontos nas meias-finais.

A surfista de Viana do Castelo Maria Isabel Machado foi eleita a Miss Simpatia Surf 2012 da prova da Costa Nova.

O dia de hoje foi ainda de grande azáfama para os monitores da Escola de Surf da Associação de Surf de Aveiro, que não tiveram mãos a medir nas aulas gratuitas de surf, muitos concorridas por miúdos e graúdos. A antiga campeã nacional de surf Teresa Abraços ministra amanhã algumas aulas da parte da manhã.

Image 

Uma vez que a competição decorreu toda hoje, este domingo o dia da Miss Sumol Cup será de ainda maior atenção às aulas de surf para principiantes.

Os djs Jepê e Disconine animaram o final de tarde na zona da Miss Sumol Cup, onde uma aula de aeróbica também fez exercitar alguns veraneantes.

A competição regressa à praia da Costa Nova na terça-feira, com a disputa do Circuito Europeu de Bodyboard, com as melhores surfistas do Mundo.

 DECLARAÇÕES DAS FINALISTAS


 
Image

Keshia Eyre (1ª classificada)
"Estou muito contente e é uma sensação óptima ganhar uma prova, ainda por cima, a contar para o Nacional. As condições foram boas durante todo o dia e a organização é óptima. Esta é a minha primeira vez na Miss Sumol Cup, mas é um campeonato a que não vou faltar mais vez nenhuma

 Image

Ana Sarmento (2ª classificada
 "Gostei imenso, como já não disputo o campeonato faço apenas as provas de que mais gosto e esta é uma delas, porque nós somos as vedetas, temos o mar para nós e todas as atenções. Nota-se que o nível feminino evoluiu bastante e que há muitas raparigas novas a fazer bom surf. Este campeonato é bom e motiva-nos".

 

Carina Duarte (3ª classificada)
"Tentei escolher as ondas para a esquerda, mas não veio o que eu precisava para ganhar. Na parte final já estava um pouco cansada, mas surfei o melhor que sei... Ganhar o campeonato está difícil, só se conseguir vencer as duas etapas que faltam, mas aponto para ficar no top 3".

 

Maria Abecasis (4ª classificada)
"Estive desencontrada com o mar e não encontrei ondas quando todas elas fizeram boas ondas... O campeonato até estava a corre-me bem e acabar assim é desmotivante". 

 

 A Miss Sumol Cup 2012 tem o patrocínio da Sumol, Câmara Municipal de Ílhavo, Contiqui Bar e Cidade FM e o apoio da Smart/Mercentro (Grupo Auto Industrial), Isabel Castro Urban Spa - Cabeleireiros, IPAM, Pascoal, Glicínias Plaza, Ekena Bay, Malibu, Pizzarte, Turismo Centro de Portugal, Hotel da Barra, Hotel Salinas, Piz Buin, Ach Brito, Estação da Luz e Pride BodyBoards. O evento conta como media partners: Diário de Aveiro, Cosmopolitan, Sport Life, Onfire Surf Magazine e Surf Portugal.