Dezenas de principiantes estrearam-se a surfar

Image

O ambiente que envolve a Miss Sumol Cup já é por natureza sempre muito descontraído e hoje, sem competição e com o mar em excelentes condições para principiantes, o dia foi completamente dedicado às aulas gratuitas de surf com enorme adesão por parte dos veraneantes da Costa Nova. A aula matinal teve um reforço de luxo, com a antiga campeã nacional de surf Teresa Abraços a juntar-se à equipa de monitores da Escola de Surf da Associação de Surf de Aveiro (ASA) - Velhinho, Meireles e Joné - na passagem de conhecimentos aos muitos jovens que experimentaram as sensações de deslizar nas ondas.

Image

Teresa Abraços desloca-se até à praia da Costa Nova desde que há quatro anos o surf integra o programa da Miss Sumol Cup, ministrando, todos os anos, algumas aulas às improvisadas e numerosas classes que no areal anseiam pelo momento de se estrearem em cima das pranchas.

"Cada vez há mais gente a experimentar", afirma a antiga campeã, que revela com grande satisfação: "O mais interessante é que cada vez há mais miúdas a fazerem estas aulas e cada vez mais novas".

Image
 

De facto, se alguns adultos não perderam a oportunidade de experimentar as sensações do surf de forma gratuita e descomprometida, a esmagadora maioria dos alunos são crianças, com algumas bastante novinhas. Este ano, nas várias dezenas de crianças que frequentaram as aulas de surf, os monitores tiveram que lidar com petizes bem novos, alguns não tinham mais de quatro anos. Uma coisa é certa, mais novos ou mais velhos, todos saíam da água com um sorriso rasgado, sinal da grande satisfação que lhes deu deslizarem nas ondas. Mais ou menos tempo, em pé, sentados ou de joelhos todos eles queriam... mais uma vez!...

Image
 

"A Miss Sumol Cup tem grande tradição e desempenha um papel fundamental na divulgação do surf feminino. Era impensável um evento deste há 10 ou 15 anos, mas agora faz todo o sentido... E isso vê-se bem no prazer que as surfistas que competem no Campeonato Nacional têm em disputar esta prova. É que aqui elas são as vedetas, as atenções do público são para elas e quando as condições do mar estão boas são elas que entram no mar", argumenta Teresa Abraços, acrescentando: "Se em Lisboa, por exemplo, há muitas escolas de surf, aqui não é assim, pelo que este evento é fundamental para divulgar o surf feminino na região".

Image
 

A antiga campeã, que foi uma das que desbravou caminho em Portugal para que o surf feminino chegasse ao ponto em que já está hoje, deixa um conselho a todos os que habitualmente no Verão param pelas praias de Ílhavo, mas não só: Quem nunca experimentou não imagina a sensação de surfar e não é preciso fazer as manobras que os profissionais fazem, surfar é simplesmente deslizar nas ondas... e é uma sensação incrível. Por isso, aproveitem a Miss Sumol Cup para experimentar".


 Image
 
 Image

 Image

 Image

MELHORES DO MUNDO CHEGAM AMANHÃ

Findos os dias dedicados ao surf, amanhã é dia de a praia da Costa Nova voltar as atenções para o bodyboard. O dia é de recepção às melhores bodyboarders mundiais, que terça-feira iniciarão a disputa da Miss Sumol Cup 2012.

De resto, como vem sendo habitual desde o arranque do evento, o dia será preenchido por aulas gratuitas de bodyboard, novamente ministradas pela equipa de monitores da Escola de Surf da ASA, que, tal como nos anos anteriores, será reforçada por Catarina Sousa, vencedora da última edição da Miss Sumol Cup.


A Miss Sumol Cup 2012 tem o patrocínio da Sumol, Câmara Municipal de Ílhavo, Contiqui Bar e Cidade FM e o apoio da Smart/Mercentro (Grupo Auto Industrial), Isabel Castro Urban Spa - Cabeleireiros, IPAM, Pascoal, Glicínias Plaza, Ekena Bay, Malibu, Pizzarte, Turismo Centro de Portugal, Hotel da Barra, Hotel Salinas, Piz Buin, Ach Brito, Estação da Luz e Pride BodyBoards. O evento conta como media partners: Diário de Aveiro, Cosmopolitan, Sport Life, Onfire Surf Magazine e Surf Portugal.