O espectáculo vai começar

                                        Image

Arranca hoje a 9ª edição da Miss Sumol Cup, na praia da Costa Nova, em Ílhavo, prova quatro estrelas do Circuito Europeu de Bodyboard, organizada pela Associação de Surf de Aveiro (ASA).
Em termos competitivos, é apenas no amanhã que as pranchas vão para a água, sendo o dia de hoje preenchido com aulas gratuitas, da parte da manhã (9h30), destinada a crianças de algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Ílhavo e, de tarde, para todos os interessados que, após às 14h30, se desloquem ao secretariado do evento, sito na praia em frente ao Contiqui Bar, e procedam à respectiva inscrição.

                                        Image

Entre as 16h00 e as 19h00, haverá a recepção às atletas, que durante esse período efectuarão a sua inscrição na Miss Sumol Cup 2013. São esperadas, como tem acontecido ao longo das anteriores oito edições, as melhores bodyboarders do Mundo, oriundas de países tão diferentes como Brasil, Japão, Venezuela, Porto Rico, Austrália, Alemanha e, obviamente, Portugal, entre muitas outros.

ATLETAS DESTACAM MAIS-VALIAS DA PROVA

Para além da competição, sempre muito renhida e de alto nível - pois está-se perante a nata do bodyboard feminino mundial -, é a forma como a prova é organizada, a atenção dedicada às atletas e o ambiente de enorme convívio e saudável competição que, ano após ano, leva as melhores dentre as melhores até à praia ilhavense.
São as próprias que o dizem, como é o caso de Catarina Sousa, a única portuguesa a vencer a Miss Sumol Cup até ao momento, o que aconteceu no ano de 2011, numa final que opôs três lusas e uma brasileira.

                    Image

"Este é um campeonato onde todas competimos umas contra as outras, mas em ambiente descontraído e único", começa por referir a vencedora da Taça de Portugal 2013: "Além disso, o diretor de prova e a organização têm o cuidado de, no início da competição, nos exporem àquilo que vão avaliar perante as condições de mar existentes".
Catarina Sousa releva ainda que na prova organizada pela ASA, o que mais lhe agrada é, "nomeadamente, a estrutura, o programa do evento, no qual existe competição, mas também visitas guiadas, festas e comunicação".
A também campeã nacional de bodyboard 2012, título que conquistou pela sexta vez, confessa: "São pequenos detalhes femininos... Há, acima de tudo, a preocupação em escolher a melhor fase da maré e o melhor local de ondas para podermos competir".

                                                  Image

Também Joana Schenker, atleta de origem alemã mas há muito radicada em Portugal, realça este pormenor, que afinal, para as atletas, não o é assim tanto: "O facto de ser apenas uma prova feminina dá-nos o privilégio de poder competir na melhor altura de ondas do dia, algo que raramente acontece quando também há a categoria masculina em prova".
A atleta sediada em Sagres aprecia principalmente "a forma como a prova é muito bem organizado, sempre a pensar no melhor para as atletas... E, depois, Ílhavo também não tem desiludido em termos de ondas".
Catarina Sousa salienta ainda outras diferenças entre a Miss Sumol Cup e as demais provas do Circuito Europeu e até do Mundial, especialmente pelo carácter feminino do evento.
"As mulheres apreciam determinados pormenores num evento desportivo a que alguns homens não dão valor e na Miss Sumol temo-los! Um ponto diferente e que nenhuma outra organização tem é um local para todas dormirmos", justifica a atleta nacional que desde 2005 ocupa um lugar no Top 8 Mundial, recordando um local que deixou as bodyboarders extasiadas: "Um local fantástico em que ficámos foi o barco [Santa Maria Manuela]".

                              Image

Para além disto, a atleta de Cascais ainda destaca dois outros pormenores: "Há também a oferta de almoço na praia durante a competição e o toque feminino na entrega de prémios é evidente, com a entrega do prémio Miss Simpatia".
Também para Joana Schenker, que em 2012 foi 3ª classificada no Circuito Nacional Open e 4ª no Circuito Europeu, esta é "uma excelente prova, que conta todos os anos com atletas de renome do panorama Mundial do bodyboard feminino". Nesse sentido, para a bodyboarder vinda de Sagres, "o nível técnico que se vê na Miss Sumol Cup facilmente é equiparado a qualquer prova do Circuito Mundial, muito exigente a nível desportivo, mas, ao mesmo tempo, tem bastante diversão e convívio".

                                                 Image

ALTAS EXPECTATIVAS PARA EDIÇÃO 2013

Quanto a expectativas para mais esta edição da Miss Sumol Cup, Catarina Sousa afirma que "são sempre boas" e explica porquê: "É um evento no qual tenho imenso prazer em participar".
Para a fundadora e principal monitora da primeira escola de bodyboard exclusivamente feminina do Mundo, a Boogie Chicks, os objectivos são claros: "Voltar a vencer... e motivar as minhas alunas e outras raparigas a participarem em competições".
Por seu turno, Joana Schenker as expectativas para a Miss Sumol Cup "são sempre elevadas".

                              Image

"Esta é uma das provas que mais aguardo no ano", revela a atleta de origem germânica, que formula um desejo para a competição que amanhã se inicia no mar da Costa Nova: "Desejo que as ondas estejam muito boas para as atletas poderem realmente dar espectáculo e valorizar o bodyboard feminino. E desejo ainda que a prova me corra tão bem ou melhor do que o ano passado".
Recorde-se que a bodyboarder residente em Sagres disputou em 2012 a sua terceira final (só Rita Pires tem mais do que ela, com quatro), na qual terminou no quarto posto.
Como se pode avaliar pelas declarações de duas importantes bodyboarders do panorama Mundial, a Miss Sumol Cup tem tudo para ser uma competição de alto nível, com muito espectáculo, até porque são esperadas condições de mar excelentes.

MISS SUMOL CUP 2013 conta com o apoio:

Sumol
Câmara Municipal de Ílhavo
Turismo do Centro

Contiqui Bar, Isabel Castro, Glicínias Plaza, Ekena Bay, Pascoal, Malibu, Pizzarte, Grestel - Costa Nova, IPAM, Hotel Barra, Ach Brito, Tribo do Sol, Turbo Bodyboards, MCC Terapias e Estação da Luz

Cidade FM, Cosmopolitan, Sport Life, Surf Portugal, Onfire e Diário de Aveiro