Carina Duarte vence na Barra e assume liderança do Nacional Open

                                        Image

Carina Duarte é a nova Miss Sumol na vertente de surf, triunfo que lhe permite ascender à liderança do Campeonato Nacional Open, por troca com Teresa Bonvalot, que caiu nas meias-finais da prova ilhavense, terminando, assim, em quinto lugar.
À semelhança da véspera, também a competição de surf foi transferida para a praia da Barra, devido às más condições de mar na Costa Nova, potenciadas pela tenra idade das competidoras. Com o vento substancialmente mais fraco, finalmente a Nortada deu tréguas, e com uma óptima formação de ondas, a organização optou por realizar toda a competição de surf hoje, na qual entraram 14 atletas.

Depois da, então, líder do Nacional Open ter sido afastada nas meias-finais, a bateria de todas as decisões ganhou ainda mais interesse, pois Carina Duarte tinha ali uma excelente oportunidade de desfazer a diferença que a separava de Bonvalot, até porque Maria Abecasis, que também faz parte dessa luta pelo título nacional, foi igualmente eliminada nas semi-finais.
Ciente disso, Carina Duarte (19 anos), atleta da Ericeira, não desperdiçou a oportunidade.

                                        Image

Porém, não foi tarefa fácil, já que o heat decisivo da prova foi quase inteiramente liderado por Camilla Kemp (17 anos, do Guincho), que abriu a final com uma onda de 6.00 pontos, conseguindo manter-se na frente durante quase todos os 25 minutos, tempo que as atletas tinham para apanhar as duas ondas, das 12 possíveis, que lhes permitissem a melhor pontuação.
E foi precisamente nos derradeiros minutos da final que a atleta da Ericeira logrou duas ondas Boas (6.10 e 6.60 pontos) cujo somatório lhe dariam a vitória, com um score de 12.70 pontos.

                                        Image

Por seu turno, a surfista do Guincho conseguiria as suas melhores ondas logo na primeira fase da final (6.00 e 6.50 pontos), um score que, no entanto, acabou por ser insuficiente por apenas 0,20 pontos (12.50). Mas não se pense que esta luta esteve restrita às duas primeiras classificadas... Ana Sarmento (20 anos, da Ericeira) teve igualmente um bom desempenho, ficando apenas a 0.70 pontos da vencedora (12.00), fruto de duas ondas pontuadas com 6.00.

                                        Image

De facto, os scores demonstram o quão equilibrada foi a final da Miss Sumol Cup 2013, na qual apenas Constança Coutinho (18 anos, Estoril), que até aí tinha tido um óptimo desempenho, destoou. O resultado de 5.30 pontos é elucidativo disso mesmo, uma vez que a surfista do Estoril somou apenas um 2.80 e um 2.50 pontos.
Durante esta manhã de surf, a organização, a cargo da Associação de Surf de Aveiro (ASA), contabilizou 137 ondas surfadas, em que apenas uma foi Excelente. A onda de 8.25 pontos foi conseguida por Teresa Bonvalot, ainda nos quartos-de-final, o que lhe valeu o prémio de Melhor Onda.

                                                  Image

Já a Miss Simpatia, na vertente surf, ficou em casa, tendo sido atribuído a Inês Beirão, atleta da Associação de Surf de Aveiro.

RIBAU ESTEVES ENCERRA 9ª EDIÇÃO

Termina assim a competição da nona edição da Miss Sumol Cup, que encerra simbolicamente amanhã com a surfada do presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Ribau Esteves, que será acompanhado por José Machado, director do IPAM - The Marketing School de Aveiro, e ainda por Ivan Silva, do Diário de Ave

                                        Image

Durante todo o dia, e depois de o mar e o vento terem obrigado a cancelar a maioria das aulas tão desejadas pelos veraneantes, os monitores da Escola de Surf da ASA ministrarão, na praia da Costa Nova, frente ao Contiqui, aulas a todos os interessados, assim as condições de vento e mar o permitam.



DECLARAÇÕES DAS FINALISTAS


                                        Image

Carina Duarte, Ericeira (1º lugar) - "Estou muito contente com esta minha primeira vitória na Miss Sumol Cup. Correu bem e ter ganho foi muito bom, pois gosto muito deste campeonato. Estiveram boas ondas e com esta segunda vitória do Nacional fico mais perto de poder ser campeã"



                                        Image

Camilla Kemp, Guincho (2º lugar) - "Foi muito giro, porque este campeonato é muito bom e muito diferente dos outros todos, pois nós estamos sempre muito perto umas das outras e o ambiente é muito bom. Estou muito contente com o segundo lugar, pois gosto imenso deste campeonato e hoje surfei bem"



                                        Image

Ana Sarmento, Ericeira (3º lugar) - "Este Verão tenho surfado menos porque estou a trabalhar e sentia-me pouco em forma... Mas vinha para aqui com muita pica, porque este é o campeonato que mais gosto de competir. É o meu preferido, pois aqui somos sempre o centro das atenções. Para além disso, tirando um ano, faço sempre bons resultados e tenho chegado sempre à final. Foi uma boa final e vê-se nas notas que foram muito parecidas. Estou contente com o meu terceiro lugar e fico contente pela Carina"



                                        Image

Constança Coutinho, Estoril (4º lugar) - "O campeonato correu bem, mas não sei o que se passou na final. Tinha estado a surfar muito bem, mas na final fiquei meio perdida, não consegui encontrar-me com as ondas. Estou contente, até porque ainda não tinha feito uma final no Nacional Open, só no Projunior".



MISS SUMOL CUP 2013 conta com o apoio:

Sumol
Câmara Municipal de Ílhavo
Turismo do Centro

Contiqui Bar, Isabel Castro, Glicínias Plaza, Ekena Bay, Pascoal, Malibu, Pizzarte, Grestel - Costa Nova, IPAM, Hotel Barra, Ach Brito, Tribo do Sol, Turbo Bodyboards, MCC Terapias e Estação da Luz

Cidade FM, Cosmopolitan, Sport Life, Surf Portugal, Onfire e Diário de Aveiro