Joana Schenker vence 10ª edição e é a nova Miss Sumol

                              Image

Não foi fácil, mas JOANA SCHENKER é a MISS SUMOL CUP 2014, depois de vencer numa final muito renhida, em que a anterior campeã Catarina Sousa não quis entregar os pontos de forma fácil, a etapa ilhavense do CAMPEONATO EUROPEU DE BODYBOARD, prova supervisionada pela Federação Europeia de Surf.
Ao fim de quatro finais, a luso-germânica nascida no Algarve, logrou o primeiro lugar do pódio, depois de já ter conseguido dois quartos e um terceiro lugares em anteriores edições.

Na final, em que estiveram ainda a marroquina Fatima Zahara (duas participações, duas finais, um terceiro e um quarto postos) e a portuguesa Marta Leitão, que se estreou em finais Miss Sumol Cup, a germânica nascida no Algarve liderou desde o início.

                              Image

Joana Schenker estava determinada em agarrar o muito desejado título, como referiu antes da competição, e entrou a arrasar, conseguindo logo nas duas primeiras ondas as notas que lhe dariam o triunfo (6.33 e 5.50) com um score de 11.83 pontos.
A lusa Catarina Sousa, única atleta das presentes que esteve presente nas 10 edições realizadas e onde já conseguiu dois títulos (2011 e 2013), entrou na água apostada em alcançar o «tri» e ao longo da bateria foi somando ondas, até que encontrou o pico e entre as quatro ondas finais conseguiu um somatório de 10.91 pontos (5.98 e 4.93). Ameaçou a liderança de Schenker, mas não lha conseguiu retirar.
Marta Leitão, em estreia absoluta numa final da Miss Sumol Cup, depois de oito presenças, ainda andou pelo segundo lugar na primeira fase da bateria, mas acabou por cair para o terceiro lugar (9.67 pontos), tendo que se defender muito da marroquina Fatima Zahara (9.36 pontos), que alternou algumas vezes de posição com a portuguesa.

                              Image

Foi uma final de grande qualidade, com todas as atletas a deixarem grandes elogios ao mar e à formação das ondas, em novo extraordinário dia de praia, o que ajudou à formação da enorme massa humana que assistiu à final, mas igualmente às meias-finais que ditaram as quatro contendoras pelo título da prova mais feminina do Campeonato Europeu de Boyboard.
Em dois dias de competição foram surfadas 177 ondas, tendo Catarina Sousa alcançado o prémio para a Melhor Onda, com um 8.75 pontos, obtido na meia-final, em que juntou ainda a segunda melhor nota da prova (8.00), que lhe rendeu ainda o melhor score de toda a competição, um bombástico 16.75 pontos, na segunda meia-final da manhã.
Como habitualmente, ou não fosse a Miss Sumol Cup uma prova exclusivamente feminina, a distinção de Miss Simpatia foi atribuída a Ana Adão, que desportivamente caiu nas meias-finais, terminando em 7º.

Declarações das finalistas

                              Image

1º lugar - JOANA SCHENKER: "Estou muito feliz, pois este é o melhor campeonato da Europa e até do Mundo, pois é feito para nós, e esta vitória era um objectivo que eu tinha. As ondas estavam boas, mas o pico estava sempre a variar, mas com a ajuda do Chico (treinador) a partir do pontão, conseguiu encontrá-lo mais facilmente. Parte deste triunfo também é dele. Finalmente conseguiu e estou muito contente"

                              Image 

2º lugar - CATARINA SOUSA: "Quando me perguntaram antes da prova se vinha para conquistar o «tri», não estava muito focada, mas com a passagem à final tudo mudou e pensei que afinal era possível, mas sabia que tinha três adversárias de peso dentro de água. Não consegui ganhar, mas estou contente pela Joana (Schenker), pois sei que ela queria muito este título e, na verdade, já merecia. Estou muito satisfeita com a minha participação e com a minha 10ª presença na Miss Sumol Cup, que é uma prova fantástica"

                              Image 

3º lugar - MARTA LEITÃO: "Foi bom, pois consegui a minha primeira final. O bodyboard feminino ficou a ganhar e este é um evento sempre muito esperado por todas as atletas. Fiquei triste pelo Nacional, em que não consegui um lugar na final da Nazaré, mas este bom arranque no Europeu compensa"

                              Image 

4º lugar - FATIMA ZAHARA: "Gostei muito, vim cá pela primeira vez no ano passado e disse logo que tinha que voltar. A organização é muito boa, a competição é muito boa e o mar tem boas ondas, como agora na final. Muito boas condições durante toda a prova. Estou muito contente com mais esta presença na final"



Surf arranca amanhã

Amanhã arranca a competição do CAMPEONATO NACIONAL DE SURF e novamente as expectativas são altas, pois o mar da Costa Nova poderá decidir a atribuição do título nacional 2014.
Teresa Bonvalot, de apenas 14 anos, poderá sagrar-se campeã e nem precisa de ganhar. Portanto, será uma disputa muito aguerrida.
O check-in amanhã para as 18 atletas que entrarão em prova está marcado para as 8h00 e as grandes decisões para a final de terça-feira.
Hoje foi mais um dia em grande para quem quis experimentar as sensações do surf e bodyboard, com enorme adesão, especialmente da pequena, mas não só.

                               Image

Nos dias que ainda faltam prosseguirão as aulas gratuitas de bodyboard e surf, que neste primeiro dia, nas duas sessões realizadas, tiveram grande afluência.
Uma tenda de massagens, sempre úteis quando se exige muito do físico, diversos passatempos com apetecíveis prémios, maquilhagem e muita animação na praia fazem também parte da festa do desporto de ondas que desde 2005 anima as praias de Ílhavo.
Ponto de honra para a organização é oferecer às participantes um mergulho cultural na região e, para tal, volta a proporcionar um passeio de moliceiro na Ria de Aveiro, experiência única que as atletas guardam na memória com enorme carinho.

                                Image

MISS SUMOL CUP 2014 conta com o apoio:

Sumol
Câmara Municipal de Ílhavo

Isabel Castro, Glicínias, Ekena Bay, Pizzarte, Estação da Luz, Adriano Carreira e ISCIA.

Coza Nova, Pascoal, Ach Brito, Piz Buin e Tribo do Sol.

Cosmopolitan, Sport Life, Surf Portugal, Diário de Aveiro, Litoral Magazine e Mega Hits.