VISITANTES   419.791
Teresa Bonvalot é a nova Miss Sumol e campeã nacional em surf

                              Image

Teresa Bonvalot conseguiu um «2 em 1» na praia da Costa Nova, em Ílhavo, ao sagrar-se MISS SUMOL CUP em surf na 10ª edição do evento e, simultaneamente, campeã nacional 2014.
Dia histórico para o surf português feminino e para a 10ª edição da Miss Sumol Cup, uma vez que a surfista do Estoril, de apenas 14 anos, iguala o feito de Carina Duarte, que tinha sido a mais nova atleta a conquistar um título nacional.

A disputa pela Nacional de Surf estava precisamente centrado nestas duas atletas, mas a surfista da Ericeira hipotecou s suas possibilidades de impedir a vitória de Bonvalot e ainda sonhar com o título quando foi eliminada nas meias-finais. Teresa Bonvalot ficou com tudo na mão para na final assegurar o título nacional, a uma etapa do final do Campeonato.

                              Image

E, na verdade, no fecho competitivo de mais uma edição do evento mais feminino do surf nacional a luta foi bem renhida, com a nova campeã nacional a ter que se aplicar para levar de vencida Camila Kemp, que ainda almejou colocar-se em primeiro lugar, no segundo terço da bateria da consagração.
Logo na primeira onda da final, Teresa Bonvalot colocou-se na liderança, mas fruto da melhor onda da final (7.00), Camila Kemp inverteu a situação, mas no final somaria apenas 11 pontos, contra os 11.65 da surfista do Estoril.
Entretanto, a estreante na Miss Sumol Cup e no Campeonato Nacional, a brasileira Carol Henriques, sem conseguir ondas que a intrometessem na luta pela vitória, cedo assegurou o terceiro posto (6 pontos), devido à menos conseguida prestação de Ana Sarmento (1,5 pontos), ficando assim com o quarto e último lugar da final.

                              Image

A nova Miss Sumol Cup em surf dominou de tal forma o evento, que aos dois títulos conquistados somou ainda o da melhor onda, com um 8.00 pontos, ainda na primeira ronda, e o de melhor score (13.75 pontos), no mesmo heat. Neste particular foram surfadas no total 180 ondas, tendo seis sido consideradas Boas, pelo corpo de juízes.
A competição realizou-se ao longo de todo o dia de hoje, com a primeira bateria a ir para a água pouco depois das 9h00. Mais uma vez o mar da Costa Nova esteve à altura da importância da prova, com boa formação, em novo excelente dia de praia. Porém, talvez triste por a prova estar a terminar, S. Pedro enviou, no final do dia, um cerrado nevoeiro, que felizmente acabou por não prejudicar a competição.
Nesta 10ª edição, Catarina Beirão, do Clube de Surf do Porto, eliminada nos quartos-de-final, foi eleita a Miss Simpatia 2014 em surf.

                              Image

No final, Francisco Morgado, da Associação Nacional de Surfistas (ANS), considerou que a prova "é muito importante para a ANS e muito acarinhada pelas surfistas, não só pelo local, mas também por ser só feminina". Por seu turno, David Raimundo, seleccionador nacional, lembrou que "esta competição tem características totalmente diferentes das outras a que as atletas estão habituadas, pois partilham-nas com os homens, mas o futuro passa por um circuito exclusivamente feminino, pois o surf delas está com um excelenete nível e elas precisam que assim seja para evoluírem ainda mais".

DECLARAÇÕES DA ATLETAS

                              Image 

1º lugar - TERESA BONVALOT: "Estou bastante contente com esta vitória aqui na Miss Sumol Cup, porque os últimos não tinham corrido da melhor forma. Este título nacional era algo pelo que já lutei no ano passado, pelo que este ano estava com mais vontade ainda de o ganhar e consegui... Estou muito contente".

                              Image 

2º lugar - CAMILA KEMP: "Foi uma final muito renhida, mas perdi ali algum tempo a voltar ao pico e perdi algumas boas ondas. Precisava de ter conseguido um «back up» mais forte. Ando sempre à procura do primeiro lugar em todas as provas, mas estou satisfeita com o que fiz na Miss Sumol".

                              Image 

3º lugar - CAROL HENRIQUE: "Estou muito feliz por ter competido pela primeira vez aqui, É muito bom na minha primeira etapa em Portugal conseguir logo um pódio. Estou muito feliz e agora é continuar a trabalhar para melhorar o meu surf".

                              Image 

4º lugar - ANA SARMENTO: "Não fiz nada de jeito... Não fui motivada para a água, porque me sentia cansada depois de muitos heats. Gosto muito deste campeonato, que decorre todo num dia, mas hoje estava cansada, pois não descansei devidamente desde que saí do emprego ontem. Mas estou contente, porque de todas as vezes que voim, só uma vez não fui à final e é sempre bom manter o ritmo".

O evento Miss Sumol Cup fecha a 10ª edição amanhã com um dia dedicado às aulas gratuitas de surf e bodyboard, para miúdos e graúdos. Diga-se que ao longo de todo o Campeonato já experimentar as sensações de surfar ondas, sob orientação dos monitores da ASSOCIAÇÃO DE SURF DE AVEIRO, mais de 150 aprendizes!

MISS SUMOL CUP 2014 conta com o apoio:

Sumol
Câmara Municipal de Ílhavo

Isabel Castro, Glicínias, Ekena Bay, Pizzarte, Estação da Luz, Adriano Carreira e ISCIA.

Coza Nova, Pascoal, Ach Brito, Piz Buin e Tribo do Sol.

Cosmopolitan, Sport Life, Surf Portugal, Diário de Aveiro, Litoral Magazine e Mega Hits.