CAMPEÃ NACIONAL E EUROPEIA DE BODYBOARD CONFIRMA PRESENÇA

                                        Image

O campeonato de surf e bodyboard mais feminino da Europa está a chegar (é já sexta-feira, dia 28) e a edição 11 tem já assegurada a presença da Miss Sumol Cup 2014, a algarvia Joana Schenker, que chega à praia da Costa Nova ainda com os títulos Nacional e Europeu na bagagem.

O ano de 2014 foi de sucesso para Joana Schenker que quer repetir este ano, especialmente depois dos triunfos nas etapas de abertura do Circuito Europeu, que decorreu em La Salie, França, e do Nacional, na Costa da Caparica.
"A temporada de 2015 arrancou da melhor maneira para mim, pois venci as etapas inaugurais tanto do Circuito Nacional como do Europeu", começa por dizer a atleta de Sagres, que espera regressar aos bons resultados na prova de Ílhavo: "Entretanto, nas seguintes etapas do Circuito Nacional os resultados ficaram aquém dos meus objetivos e, por isso, gostava muito de conseguir dar a volta por cima na Miss Sumol Cup e voltar a entrar na corrida pelo título nacional".
Por isso, a actual segunda classificada do Circuito Nacional volta a apostar forte na prova ilhavense, a que não se cansa de repetir ser a sua favorita: "Tenho expectativas elevadas, pois esta é a minha prova favorita e, ao longo dos anos, a praia da Costa Nova tem-nos habituado a excelentes condições de mar para a Miss Sumol Cup. A organização nunca desilude e penso que este ano será mais evento de sucesso".
Aliás, depois de vários anos a tentar e a chegar a finais na Costa Nova, Joana Schenker conseguiu coroar-se Miss Sumol Cup em 2014, mas isso não a responsabiliza mais no momento de ir para a água.
"Não sinto pressão, nem responsabilidade acrescentada pelo facto de ter ganho a edição passada, mas, como este é um campeonato muito importante para o Circuito Europeu, é óbvio que quero tirar o melhor resultado possível. No entanto, sinto sempre alguma pressão em surfar o meu melhor, pois gosto de mostrar, acima de tudo, qualidade de surf. E isso não se deve ao facto de ser a campeã nacional, campeã europeia ou a Miss Sumol Cup em título, é mais uma questão de ego, pois o mais importante para mim é ser boa bodyboarder".

                                        Image

A campeã nacional e europeia em título, que tem como propósito para esta temporada a revalidação dos mesmos, deixa uma mensagem para as jovens atletas que estão a iniciar-se no bodyboard: "O meu conselho a todas a atletas e praticantes de bodyboard com vontade de experimentar a competição, é que não há melhor evento para o fazer do que a Miss Sumol Cup. Tem um ambiente muito descontraído e acolhedor para as atletas, muita animação, actividades, brindes e, acima de tudo, muitos sorrisos! Por isso apareçam!".
Já aos veraneantes, Joana Schenker diz que, durante a Miss Sumol Cup, a praia da Costa Nova "reúne o melhor que existe no bodyboard feminino, ou seja, beleza, charme, coragem, talento e grande qualidade se surf por parte das atletas". E por isso deixa o convite: "Venham até à praia assistir às melhores atletas europeias em ação".

A MISS SUMOL CUP by Entreposto A. Fontes realiza-se de 28 de Agosto a 1 de Setembro, na praia da Costa Nova, em Ílhavo. O campeonato mais feminino da Europa integra no seu programa provas a contar para o Nacional e Europeu de Bodyboard e uma do Nacional de surf, para a qual haverá no domingo (dia 30) uma prova de qualificação para atribuir um «wild card».
A organização a cargo da ASSOCIAÇÃO DE SURF DE AVEIRO (ASA) recorda que, a par da competição, haverá muita animação na praia, com passatempos, workshops e muitas actividades de promoção de surf, bodyboard e slackline.