MISS SUMOL CUP - DIA I

POLÍTICOS NA CRISTA DA ONDA 

Teve hoje início, na praia da Costa Nova, em Ílhavo, a 6.ª edição do evento mais sexy de surf que as praias portuguesas acolhem, o Miss Sumol Cup, única prova exclusivamente feminina integrada nos circuitos Nacional (LigaProSurf) e Europeu (European Tour of Bodyboard), cuja competição tem amanhã início.

O dia de hoje foi dedicado à recepção e inscrição das competidoras na prova de de surf e, especialmente, a aulas de surf ministradas pelos monitores da escola de surf da ASA - Associação de Surf de Aveiro, responsável pela organização do evento.


Image

 Como habitualmente, a primeira aula teve uns alunos muito especiais, concretamente os presidentes da Câmara Municipal de Ílhavo, Agostinho Ribau Esteves, e da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e ainda do director adjunto executivo do Diário de Aveiro, Ivan Silva.

No caso dos detentores de cargos públicos, é caso para dizer que olhem para o que eu digo, mas também para o que faço... Ambos os responsáveis encaram a experiência como forma de convidar todos os interessados e veraneantes das praias ilhavenses, e não só, a aproveitarem as excelentes condições das mesmas para, além de usufruírem do Sol, areal e mar, desfrutarem das potencialidades e extraordinárias condições da praia da Costa Nova para se iniciarem ou darem continuidade nos desportos de ondas... mas não só.

"Miss Sumol Cup é uma referência nos eventos do município e o nosso apoio faz parte do acordo de apoio institucional, logístico e financeiro que temos com a Associação de Surf de Aveiro", referiu o autarca ilhavense, momentos após sair da água, naquela que foi a sua segunda experiência surfista.

"Apesar de o mar estar mais pesado, correu muito bem, pois no ano passado aguentei dois segundos em pé na prancha e desta vez já consegui ficar três... Foi uma melhoria de 50%", sustentou o edil, em jeito de brincadeira.

Image

No final da aula que decorreu num ambiente bastante descontraído, também Pedro Machado se mostrou satisfeito com a prestação que teve dentro de água, destacando as virtudes que o evento encerra para o turismo na região Centro de Portugal.

"Esta é uma experiência muito desejada pelo gozo pessoal na tentativa de me manter em pé na prancha e depois porque sou um apaixonado pela água salgada", referiu, realçando as virtudes do evento: "Proporciona o contacto com a Natureza, especialmente com o Sol e o mar; é um evento desportivo mas que se traduz num grande atractivo para a vinda de turistas para a região, posicionando-se numa esfera de turismo em torno do desporto; e enriquece o turismo do Centro potenciando a fixação de turistas".

O presidente da autarquia ilhavense destacou ainda o facto de o Miss Sumol Cup ser um acontecimento "diferente e belo", explicando de seguida: "A somar a todos os atractivos de um evento desportivo raro, pela sua radicalidade, tem ainda o factor extra e diferenciador que é a beleza do elemento feminino, pois trata-se da única prova a nível nacional e europeu exclusivamente feminina".

 

Competição arranca amanhã

Com «check-in» marcado para 9h00, a 4.ª etapa da LigaProSurf feminina toma conta da praia da Costa Nova. Com a luta pelo primeiro lugar ao rubro, as principais surfistas nacionais já garantiram presença na prova. De facto, a LigaProSurf feminina não podia estar mais competitiva, com três vencedoras diferentes nas três anteriores etapas.

Francisca Pereira dos Santos venceu no Porto, Joana Rocha foi primeira na Ericeira e Carina Duarte ganhou em Santa Cruz, etapa em que as vencedoras das primeiras não marcaram presença. Nesta quarta etapa Francisca Santos não se desloca à Costa Nova, não defendendo assim o título de Miss Sumol Cup em surf que conquistou em 2009 de forma categórica. Mesmo assim, espera-se uma luta bastante renhida e emocionante entre Joana Rocha (terceira classificada em 2009) e Carina Duarte, mas a que as demais girlz não quererão apenas assistir. Por tudo isto, a etapa integrada no Miss Sumol Cup será certamente muito competitiva e emotiva, até porque as condições de mar se prevêem óptimas, capazes de proporcionar grande espectáculo. Assim as surfistas estejam inspiradas e... destemidas.

 

Programa

Para amanhã, os heats já estão definidos:

Heat 1: Filipa Prudêncio x Mónica Santos x Ana Batata x Sara Sol;

Heat 2: Ana Sarmento x Carolina Franco x Crisanta Gaspar x Joana Ribeiro;

Heat 3: Maria Abecasis x Maria Pessanha x Maira Kopke;

Heat 4: Carina Duarte x Ana Almeida x Kira Groen;

Heat 5: Joana Rocha x Andreia Pereira x Renata Portela x Margarida Novo;

Heat 6: Joana Andrade x Constança Coutinho x Marina Oliveira x Maria Marcos.

 

Após o «check-in», a competição terá início às 10h00, com a realização da 1ª Fase da competição. Da parte da tarde, a organização proporciona a todas as atletas um passeio na Ria de Aveiro no tradicional barco moliceiro, enquanto durante todo o dia haverá aulas de surf, com a antiga campeã Teresa Abraços como monitora.

 

MISS SUMOL CUP 2010 é organizado pela ASA - Associação de Surf de Aveiro, com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo, Turismo Centro de Portugal, Piz Buin, Pascoal, Smart Mercentro, L'Oréal/Isabel Castro Cabeleireiros, Ekena Bay, LuisÓptica, Tribo do Sol, Pizzarte, Estação da Luz, Pisang Ambon e Hotel Salinas. O evento tem como Media Partners a Antena 3, Diário de Aveiro, On Fire Girlz e Cosmopolitan.